sábado, 9 de julho de 2016

Batom 💄💋

Batom é uma das minhas paixões, amo colecionar, amo usar, amo as cores, a única cor de batom que não me agrada muito é o marrom, a que eu gosto mais é tons de rosa, e a textura que eu mais gosto é a Matte. Me contem, e a de vocês?





 História do batom:

batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. O nome vem do francês bâton, literalmente "bastão", embora o cosmético não seja chamado assim em francês.


As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios.
Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e foi pensado ser usado como uma "encarnação de Satã". 
Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade na Inglaterra do século 16. Durante o reinado da rainha Elizabeth I ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco tornou-se moda. Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.

Na década de 1850, relatórios foram publicados às mulheres com advertências sobre os perigos do uso de chumbo e vermelhão em cosméticos aplicados na face. Até o final do século 19, Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris nas França. Era coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de veado, oléo de rícino e cera de abelha.  No século 19, o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos, o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos. 


Em 1912 as mulheres americanas já começaram a considerar batom como aceitável, embora um artigo no New York Times avisava ​​sobre a necessidade de usar com cautela.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee.Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres. Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões.

Tipos de Batom:
Cremosomuito indicado para ser usado durante o inverno já que possui um grande poder de hidratação e tratamento. Possui uma boa cobertura, fixação e desliza com facilidade na hora de aplicar. Caso você tenha o lábio com rachaduras, é preciso ter cuidado pois ele pode escorrer entre elas. 


Cintilante: Os batons cintilantes são aqueles que possuem brilho na composição da sua cor. Esse brilho pode ter efeito perolizado ou metálico.

Matte: Este tipo não possui nenhum tipo de brilho ou glitter, sua aparência é seca e com pouca hidratação. É um batom que possui maior intensidade de cor devido à grande quantidade de pigmentos na sua composição. É o tipo de batom que possui maior fixação nos lábios, dá uma aparência fosca e de cor mais intensa. O ideal é que os lábios estejam bem hidratados para receber o batom matte, pois caso contrário ficarão com a aparência de rachados.

Acetinado: O acetinado pertence à categoria dos batons sem brilho, mas oferece cor aos lábios sem deixar eles com a aparência seca. Esse batom é mais emoliente que o fosco e deixa a cor pura.

Envernizado: 
O envernizado possui um efeito molhado, mas não tanto quanto como o gloss, ele tem uma boa fixação e uma maior quantidade de pigmentos de cores. Sua composição pode ter ativos de hidratação e tratamento.

Gloss: 
O gloss é um batom com cor mais leve e suave, com muito brilho e transparência. Ele deixa os lábios bem brilhosos e com um ar mais jovial, porém sua duração é curta. É preciso retocar várias vezes ao longo do dia e ter cuidado com o excesso, para não escorrer dos lábios.


Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Batom
Fonte: garotabeleza.com.br


4 comentários :

  1. Adorei o post! Amo batons matte,são meus preferidos!!

    Estou seguindo seu blog! Se quiser retribuir, o meu é www.ellenmelloblog.blogspot.com

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, seu blog é lindo, seguindo. Um beijo!!

      Excluir
  2. Meu batom preferido é o matte com certeza, acho que dura bem mais na boca. Adorei o post, sucesso!

    http://femininaeorganizada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. obg linda, seu blog é lindo, sucesso pra você também. seguindoo.. Um beijoo!

    ResponderExcluir